Usuario
 

PREPARE-SE.
O SUCESSO ESPERA POR VOCÊ.

Faça seu cadastro e garanta sua vaga em nossos cursos.

QUERO ME CADASTRAR

LFG em mais de 400 unidades no Brasil

Conheça nossas unidades e veja a mais próxima de você.

Em que consiste o contrato preliminar? - Denise Cristina Mantovani Cera

Em que consiste o contrato preliminar? - Denise Cristina Mantovani Cera

A- A+
02/01/2012-14:30 | Autor: Denise Cristina Mantovani Cera


 


 

 

Também conhecido como pactum de contrahendo ou contrato promessa, o contrato preliminar é aquele que tem por objetivo garantir a realização de um contrato definitivo. Tal contrato possui caráter provisório, interino e apenas é celebrado quando as partes se comprometem a convencionar, posteriormente, um contrato definitivo. Normalmente é utilizado nos casos em que as partes têm interesse recíproco no negócio jurídico, porém, por algum inconveniente momentâneo, a contratação definitiva é efetivada em circunstância oportuna subsequente.

 

Não se pode confundir o contrato preliminar, em que as partes sujeitam-se a concluir um contrato ulterior, ou seja, ficam vinculadas à continuidade do negócio, com as negociações preliminares que antecede o contrato preliminar, mas não gera qualquer obrigação ou direito para as partes, já que essa fase é utilizada para discutir interesses, negociar e estudar o objeto de um possível contrato.

 

Vale dizer que o compromisso de compra e venda de imóvel não averbado na matrícula do mesmo configura a categoria de contrato preliminar, com efeitos obrigacionais inter partes, não gerando efeitos perante terceiros. Quando averbado, surge direito do promitente comprador, e tem eficácia erga omnes.

 

Fonte:

Costanze, Bueno Advogados. (CONTRATO PRELIMINAR). Bueno e Costanze Advogados, Guarulhos, 14.09.2009. Disponível em: www.buenoecostanze.com.br

 

 

 

Enviar para um amigoImprimir 

Usurios online nos ltimos 30 min: 2

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player